terça-feira, 13 de setembro de 2011

Efeito estufa e os óxidos


O lançamento de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa
O efeito estufa é a retenção da maior parte de radiação solar pela atmosfera fazendo com que a superfície terrestre seja aquecida. A retenção da radiação solar ocorre por causa dos gases que estão presentes na atmosfera, como é o caso do Dióxido de Carbono, Metano, Clorofluorcarbonos, Óxido Nitroso, Óxidos de Azoto e Ozônio.

O principal gás responsável pelo efeito estufa é o dióxido de carbono liberado na atmosfera através da utilização de combustíveis fósseis e da destruição das florestas. Outro gás que se destaca é o metano, pois agride 20% a mais que o dióxido de carbono e é produzido pelas flatulências dos bovinos.

Tais lançamentos de gases se não controlados irão desestruturar o equilíbrio energético e ecológico do planeta, pois o chamado aquecimento global já é fato. O aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar que resultam de causas naturais ou/e antropogênicas, ou seja, provocadas pelo homem.

Nos últimos anos, a temperatura do planeta aumentou em 0,5ºC o que parece pouco, mas que representa grande adaptação para todo ser vivo. A grande quantidade de poluição atmosférica tem contribuído consideravelmente para tal aumento e conseqüente desequilíbrio e se não controlado pode chegar a extinguir inúmeras espécies marinhas, residentes em geleiras e ainda plantas e outros.

O aumento da temperatura a princípio derreteria todas as calotas polares fazendo com que o nível dos oceanos se elevasse e inundasse conseqüentemente inúmeros países ou quem sabe até continentes. Além disso, o efeito estufa também pode colaborar com a proliferação de doenças.


Alunas Naiana e Mayara colegio Cieac turno vespertino 2º Ano turma 05 

Um comentário: