sábado, 10 de setembro de 2011

Numero de Oxidação (Nox)

O que é Numero de Oxidação(Nox)?
Conceito: É carga eletrica real ou aparente que o elemento adquire durante a ligação quimica .

O Número de Oxidação (NOX) de um elemento químico é a carga que ele recebe em uma reação química. Por exemplo, no H2SO4o H ficará com carga +1 (cada átomo de hidrogênio), o S (enxofre) com +6, e o O com uma carga de -2 (cada átomo de oxigênio).

Regras :

 A: Substância Simples
   
   6A
   O2                nox=0

 B: Elementos com nox fixo :

  • Familia 1A = nox + 1
  • Familia 2A = nox + 2
  • Familia 3A = nox +3
  • Ag (prata ) = nox +1
  • Zn (zinco) = nox +2
Aplicações no dia-a-dia  
Quando mergulhamos uma placa de zinco em uma solução de cobre há
transferência de elétrons do zinco para o cátion cobre.
O problema é que os elétrons são transferidos diretamente dos átomos de
zinco para os cátions cobre. Para que houvesse aproveitamento de eletricidade, os
elétrons liberados pelo zinco deveriam passar por um circuito externo (uma
lâmpada, por exemplo) antes de chegar ao cátion cobre .

Pilhas e Baterias Comerciais
FONTE: Pilhas emNova Eletrônica, vol.6, nº 64,
"Cada vez mais importantes em nossa vida, devido à crescente
miniaturização dos circuitos eletrônicos, as pilhas e baterias secas existentes no
Brasil apresentam uma já significativa variedade de fabricantes, tipos e modelos.
E, mesmo assim, só nos lembramos delas quando um de nossos aparelhos
eletrônicos deixa de funcionar, com as pilhas 'arriadas' ."
destaque: Uma abordagem do mercado nacional.
jun. 1982.”


Analisando o experimento com a pilha seca, que semelhanças e
diferenças encontramos entre estas e a pilha de Daniell? Levando em conta este
como um dos principais aspectos de análise, discute-se a seguir as principais
pilhas existentes no mercado nacional.

                                                 ELETROQUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO

Para que ocorra a combustão são necessários:incendio.jpg

VEÍCULOS

onibus.jpg Em geral pelo envelhecimento da mangueira de borracha que leva o combustível para o motor e este, aquecido, provoca o incêndio.
Portanto, deve-se ter o cuidado de manter sempre dentro do prazo de validade o extintor de incêndio que, pelo Código Nacional de Trânsito, é obrigatório em cada veículo automotivo.


SILOS e ARMAZÉNS

silo2.jpgA poeira (liberada pelos grãos ou pela terra) apresenta um grande risco de explosão, pois tem uma grande superfície aparente de contato, acelerando a velocidade de reação.
Os armazéns, dependendo do produto que se encontra nas prateleiras e nos depósitos, podem representar um grande risco de incêndios e explosões.


RESIDÊNCIAS

residencia.jpg Nas residências rurais, os riscos de incêndio ficam por conta: do uso de velas próximo a cortinas; das faíscas saidas do fogão à lenha em direção à cobertura da casa feita com folhas de palmeiras; do uso indevido dos bujões à gás; da sobrecarga na fiação elétrica pelo uso de vários aparelhos numa mesma tomada; fios desencapados; etc.



Experimentos

 Como transaformar um pedaço de isopor em apenas uma pequena quantidade de um liquido chamado poliestireno


No laboratório de química
Os alunos assistiram de perto uma experiência muito interessante.a experiência nos mostra como transformar um enorme pedaço de isopor em apenas uma pequena quantidade de um líquido chamado poliestireno. basta colocar uma certa quantidade de acetona em um depósito e em seguida mergulhar o isopor no líquido e ele começará a derreter, isso acontece por quê o isopor é composto por mais de 90% de ar. Podemos constatar isso quando o mergulhamos em acetona concentrada e todo o ar aprisionado no interior do isopor é liberado. Ele é dissolvido na acetona, pois os dois compostos são apolares.

"O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.À temperatura ambiente, o poliestireno apresenta-se no estado sólido. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor. Os processos de moldagem do poliestireno são principalmente a termoformagem a vácuo e a extrusão. Sob a ação do calor, a resina toma a forma líquida ou pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde. Com o resfriamento após a moldagem, o produto readquire o estado sólido, na forma de peças tais como copos descartáveis, lacres de barril de chope e tantas outras peças de uso doméstico ou embalagens.É um termoplástico duro e quebradiço com transparência cristalina, semelhante ao vidro, e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Eduard Simon, um apotecário em Berlim, a partir de uma resina de âmbar destilada.Existe, também, um processo específico de polimerização do estireno, que emprega um gás de expansão - normalmente, o pentano - gerando o poliestireno expandido, conhecido mundialmente pela marca Isopor ® - marca registrada que pertencia a BASF no Brasil e, atualmente, é propriedade da empresa KNAUF Isopor Ltda."


  • Material oxidável (combustível)
  • Material oxidante (comburente)
  • Fonte de ignição (energia) e
  • Reação em cadeia
Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente (em geral o oxigênio) numa reação de combustão.
Comburente é o material gasoso que pode reagir com um combustível, produzindo a combustão.
Ignição é o agente que dá o início do processo de combustão, introduzindo na mistura combustível/comburente, a energia mínima inicial necessária.
Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres, que são formados durante oprocesso de queima do combustível.
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição).
Por que alguns chicletes fazem bola e outros não?

Por que alguns chicletes fazem bola e outros não?



Porque são feitos com produtos diferentes. O ingrediente plástico misturado às gomas que fazem bola é mais elástico do que o que compõe as gomas mais simples. É tudo uma questão de química: "Os plásticos usados nos chicles de bola são formados por cadeias moleculares mais longas, o que lhes confere mais elasticidade", diz o engenheiro químico Múcio Paulo de Almeida, da Adams. Um dos plásticos mais usados nas gomas "infláveis" é o acetato de polivinila, que, além de ser ultra-elástico, ganha uma forcinha dos óleos vegetais (como o óleo de milho) na hora do puxa-puxa. Com a elasticidade garantida, basta ter habilidade para posicionar o chiclete na frente da língua, soprar, fazer aquele bolão irado e voltar a mascar de novo.
Goma em questãoRespostas mastigadinhas para dúvidas pegajosas




Por que ele fica duro depois de um tempo?




Porque o açúcar, responsável pela maciez do chiclete, vai se perdendo conforme mastigamos a goma. É por isso que o chiclete começa doce e depois de um tempo fica sem gosto: assim como os aromas artificiais, o açúcar vai sendo engolido junto com a saliva a cada mastigada. Sobra só a borracha, dura e esbranquiçada.




Como funcionam os chicletes medicinais?



Simples: a indústria coloca o princípio ativo do medicamento na receita do chiclete. A mastigação libera pouco a pouco o composto medicinal. Existem chicletes com nicotina, para quem quer parar de fumar; com guaraná, para segurar o sono; e até uma novidade promissora: chiclete com citrato de sildenafilo, o princípio ativo do Viagra.


Por que o chiclete não gruda nos dentes?




Porque o dente é uma superfície muito lisa e molhada. Para grudar, o chiclete precisa de uma superfície minimamente porosa e áspera - quem nunca grudou um embaixo da carteira de madeira da escola? Além de ser liso e compacto como o vidro, o dente conta com a saliva, que o deixa ainda mais escorregadio.




O chiclete protege mesmo os dentes?




As versões sem açúcar protegem, sim. Alguns componentes do chiclete (os ésteres de ácidos graxos) agem como um sabão, retirando a gordura presa nas paredes do dente - tanto que, se a indústria exagerar na dose desses produtos, a goma fica com gosto de detergente. Os chicletes com açúcar também fazem isso, mas causam cáries.




O que acontece se engolirmos o chiclete?




O cocô sai mais grudento. Ao contrário do que a maioria das mães pensa, o chiclete não gruda no estômago. Como é composto exclusivamente de produtos sintéticos, o chiclete é tão resistente que não pode ser dissolvido pelo nosso sistema digestivo. Ou seja, sai como entra.

4 comentários:

  1. a pesquisa esta muito legal as fotos postadas mostra experiencia e informações sobre a quimica que vivemos e ela esta presente em todos elementos da natureza, as pessoas que ver essas informações vão aprender mais um pouco com a quimica parabéns nai e mayara pelo seu blog

    ResponderExcluir
  2. Ideias de inovaçao e reciclagem de conhecimentos é o que falta para tornar o aprendizado cade dia mais eficaz!Com essa ideia do blog vocês conseguiram alcançar essa meta...Parabens ta muitoo legal bjus de Nicléia Rios

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Nicleia e Danilo esperamos que este blog ajude aos alunos a estudarem e a entender os conteudos que é o nosso proposito ... e vamos continuar postando e fazendo novas inovações .

    ResponderExcluir
  4. meninas este trabalho esta otimo espero que vcs tenham aprendido bastante
    muito legal msmo

    ResponderExcluir