quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reações Quimicas

Experimentos



___________________________________________________________________________________________

As reações químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos. Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina. Mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro?
Isso só é possível devido a uma reação química. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos. Um deles é o octano, composto formado por carbono e hidrogênio, cuja fórmula química é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento.
   

                            Tipos de Reações Quimicas

As reações químicas costumam ocorrer acompanhadas de alguns efeitos que podem dar uma dica de que elas estão acontecendo.


 SAÍDA DE GASES
  FORMAÇÃO DE PRECIPITADO
  MUDANÇA DE COR
  ALTERAÇÕES DE CALOR


     Reações de Síntese



Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.
Cartaz - Exemplos de Reação de Adição



Vamos ver uma ilustração deste tipo de reação!
Reação de Adição
Vamos ver alguns exemplos?

    
           Reações de Decomposição

Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise. Que tal dar uma olhadinha em uma ilustração e em alguns exemplos?


Reação de Decomposição
Cartaz - Exemplos de Reações de Decomposição



      Reações de Simples Troca


Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição.
Como será que isto ocorre? Vamos ver alguns exemplos para entender melhor estas reações.

Reações de Simples Troca




 




          Reações de Dupla Troca
 
Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. Vamos aos exemplos?
Reações de Dupla Troca

 

     Balanceamento de Equações Quimicas

Agora que já aprendemos a escrever uma equação química, não podemos deixar de verificar sempre se o número de átomos de cada elemento é o mesmo em ambos os lados da equação, ou seja, se ela está balanceada. Para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:

Balanceamento da água

Balanceamento de duas moléculas de água

Importante
Devemos lembrar que para ajustar uma equação química usamos unicamente os coeficientes. Em nenhum caso trocamos os subíndices das fórmulas. Se fizermos isso vamos alterar a identidade da substância. Vamos ver um exemplo?
Subíndices - Hidrogênio e Oxigênio
Ora, se você tiver duas vezes H2O, terá então um total de 4 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio. Certo?
Embora a equação esteja balanceada, ela não representa a reação química da formação da água. Ao trocar o subíndice do oxigênio da água por dois, trocamos também o composto, obtendo assim a fórmula da água oxigenada.
 


Lembre-se
Os coeficientes usados no balanceamento de uma equação química devem ser sempre os menores números inteiros possíveis, pois não dá para imaginar 1/2 molécula de oxigênio!



Cartaz - Regras Práticas



Balanceamento - Exemplo 1




Balanceamento - Exemplo 1 (desenvolvimento)




Balanceamento - Exemplo 1 (final)



Balanceamento - Exemplo 2




Balanceamento - Exemplo 2 (desenvolvimento)





Balanceamento - Exemplo 2 (final)



Lado direito
Lado esquerdo
3 cálcios
3 cálcios
3 oxigênios + 5 oxigênios = 8 oxigênios
8 oxigênios
2 fósforos
2 fósforos
Algumas equações são facilmente balanceadas. Isso leva apenas alguns minutos, mas algumas são um pouco mais complicadas. Para facilitar esse tipo de operação, vamos aplicar o "método por tentativas". Para isso, basta seguir algumas regrinhas práticas:
Exemplo 1: A queima do álcool é descrita pela seguinte equação química. Vamos começar o balanceamento?
Como escolhemos os coeficientes?
Devemos começar o acerto pelo elemento que apareça uma só vez de cada lado da equação (nesse caso temos o carbono e o hidrogênio). Portanto, devemos multiplicar o carbono por 2 e o hidrogênio por 3 (ambos do lado direito) para ficarmos com 2 átomos de carbono e 6 átomos de hidrogênio de cada lado da equação. Teremos portanto:
Agora vamos dar uma olhadinha para os oxigênios. Temos 4 oxigênios pertencentes ao CO2 e 3 oxigênios da água, somando um total de 7 oxigênios do lado dos produtos e apenas 3 do lado dos reagentes (1 átomo de oxigênio do C2H6O e 2 átomos do O2). Como podemos resolver isso?
Basta multiplicar o oxigênio por três!!
Temos assim a equação balanceada.
Viu como é fácil? Vamos exercitar mais um pouquinho.
Exemplo 2:
Você deve estar se perguntando: o que significa esse número fora dos parênteses?
Nesse caso, os elementos entre os parênteses são multiplicados pelo número 2. Quer ver como é fácil?
Agora que já sabemos determinar quantos elementos têm essa fórmula, vamos começar o balanceamento?
Temos o cálcio (Ca) e o fósforo (P), que aparecem uma vez de cada lado da equação. Mas por onde começar?
Pela regra dois, devemos começar pelo elemento que tiver o maior índice, nesse caso o cálcio (Ca), que possui índice 3. Devemos, portanto, multiplicar o cálcio do lado esquerdo por 3.
Que legal! Você percebeu que a equação já está toda balanceada? Vamos conferir.

  Importância do Estudo das Reações Químicas?


Já não se trata mais de falarmos em ensino de Química, mas de buscarmos a prática de uma EDUCAÇÃO QUÍMICA. Existe uma diferença fundamental entre essas duas formas de se abordar o processo ensino-aprendizagem em Química.
O ensino de Química subtende uma postura onde esse processo faz-se centrado no professor (que ensina) e, em situações extremas, pode resumir-se a ações em sala de aula. Já por Educação Química entendemos uma postura onde valoriza-se a construção de conhecimentos pelo aluno (que elabora conceitos) e a extensão do processo ensino-aprendizagem ao cotidiano, a práticas de pesquisa experimental, ao exercício da cidadania e ao resgate da História da Ciência como veículo contextualizador, humanizador e recurso instrucional importante.
A busca pela prática de uma Educação Química inicia com uma postura que é essencialmente humanista e filosófica: trata-se de formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar nesta sociedade científica-tecnológica onde a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens, desenvolvimento sócio-econômico e interfere diretamente no cotidiano de todas as pessoas. Não é o caso de buscar-se a formação de cientistas porque nem todos os alunos que estudam Química serão pesquisadores ou seguirão alguma carreira acadêmica. É, principalmente, a chance de oferecer-se ao aluno a oportunidade de conhecer o método científico e utilizá-lo para resolver problemas do cotidiano, na busca de, parafraseando Jules Ferry, não apenas formarmos cientistas, mas formarmos cidadãos felizes.
Essa postura filosófica sedimenta-se e alicerça todas as ações de Educação Química que dela decorrem. A partir da opção pela Educação Química, segue-se a realização de atividades experimentais em laboratórios, a prática de pesquisas orientadas sobre tópicos em Química, excursões e visitas a indústrias, produção de textos e debates em sala de aula, tudo partindo desta nossa opção ideológica que visa educar cientificamente o cidadão.



    Curiosidades

Reações Químicas do Corpo Humano

A ligação dos átomos e também a quebra dessas ligações constituem uma reação química em nosso corpo.
Quando uma ligação entre átomos é quebrada ocorre a liberação da chamada Energia Química, ela pode também ser absorvida nessa reação. E assim podemos melhorar nosso consumo e á produção de energia em nosso corpo.Mas você já parou para pensar que o crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrizações de feridas, reconstrução celular vem de onde??? Pois bem tudo diz respeito a reações onde ocorre a liberação da energia formando então tudo que diz respeito ao nosso carpo, e essas reações também permitem manter nosso corpo aquecido.
Como se vê dependemos das reações químicas até para sobrevivermos e também faz parte do metabolismo.

Bibliografia:
http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/


Alunas do Cieac turno vespertino 2º Ano turma 05 Naiana e Mayara

Um comentário:

  1. este trabalho de vcs foi feito pra salva minha pesquisa .muito bom msmo para as pessoas que gostam de pesquisa na net otimo trabalho para aqueles q nao gostam tbm mayara i naiana vc estao de parabens

    ResponderExcluir